+

Linhas de Pesquisa

 

  • Linha de Pesquisa  1 - Formação, intervenção e profissionalidade docente

Esta linha de pesquisa compreende os estudos relacionados à formação continuada e a profissionalidade docente no contexto da Educação Física escolar, considerada como disciplina da área de Linguagens, nas diversas etapas da Educação Básica. Além disso, abrange pesquisas sobre as possibilidades e limites que envolvem as fases de planejamento, implementação e avaliação de propostas de formação continuada e colaborativa entre os docentes da disciplina e com outros dos diversos componentes curriculares da Educação Básica.

 

  • Linha de Pesquisa 2 - Abordagens Metodológicas e processos de ensino e aprendizagem

A linha de pesquisa envolve estudos sobre as abordagens metodológicas e suas potencialidades para o ensino e aprendizagem da Educação Física escolar, componente curricular da área de Linguagens da Educação Básica. Envolve pesquisas sobre planejamento, implementação e avaliação de propostas curriculares, materiais didáticos, intervenções pedagógicas inovadoras e instrumentos de avaliação na disciplina, relacionadas às práticas corporais e temas transversais a elas relacionados.

 

 

Até 2022 as linhas de pesquisa estavam definidas em:

 

  • Linha 1 - Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Estuda o movimento, a brincadeira e o jogo e seus vínculos com o desenvolvimento infantil. Pesquisa as possibilidades educativas proporcionadas por experiências corporais intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas no cotidiano das instituições de Educação Infantil, considerando a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças, e sua adequação às metas educacionais estabelecidas para a primeira etapa da Educação Básica. 


  • Linha 2 - Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Estuda o Ensino Fundamental como etapa da Educação Básica que deve assegurar aos estudantes uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Pesquisa o desenvolvimento (planejamento e implementação) de propostas curriculares e intervenções pedagógicas inovadoras na Educação Física escolar no Ensino Fundamental, explora suas potencialidades e avalia a utilização das mesmas em diferentes ambientes educacionais. 


  • Linha 3 - Educação Física no Ensino Médio

Estuda as juventudes, considerando suas múltiplas dimensões, e a corporificação das concepções de trabalho e cidadania como base para formação dos jovens no Ensino Médio. Pesquisa as potencialidades e problemas do desenvolvimento de propostas curriculares e pedagógicas na Educação Física como componente da área das Linguagens em articulação com as demais disciplinas do Ensino Médio.