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Sobre o Programa

Trata-se de uma proposta que agregou um conjunto com 11 Instituições até de 2021, e atualmente agrega 18 instituições de Ensino Superior denominadas Instituições Associadas, sendo elas Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande (Unijuí) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus de Presidente Prudente, Bauru e Rio Claro. 

Em 2022, foram credenciadas mais 7 instituições, mediante Edital de Adesão, que são Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Instituto federal de Educação Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais ( IFSULDEMINAS), Universidade Estadual do oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade federal do Tocantins (UFT) e Universidade federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); agora somos um programa com 18 instituições e 20 Núcleos.

A proposta do ProEF, reúne pesquisadores experientes nas especialidades requeridas na área de concentração Educação Física escolar, claramente comprometidos com a formação continuada em serviço e em exercício de professores de Educação Física na Educação Básica.

O perfil dos discentes do ProEF é identificado por professores egressos de Cursos de Licenciatura em Educação Física, que estão em efetiva docência na rede pública de ensino. São professores que atuam no ensino da Educação Física em diferentes etapas da escolarização em busca de aportes técnico-científicos para melhor proceder às suas práticas profissionais. Face às necessidades que se impõem para a efetivação de uma Escola na perspectiva democrática e equitativa, com demandas de qualificação específica, o ProEF se compõe de professores interessados por apropriar-se de conhecimentos que possam impactar, de modo contextualizado e inovador o contexto no qual atuam.